A Câmara Municipal de Turmalina foi instalada aos 24 de março de 1949, após as primeiras eleições municipais de 06 de março de 1949, em decorrência da criação do município (pela lei 336, de 27 de dezembro de 1948) e da instalação da municipalidade em 1º de janeiro de 1949. A Câmara Municipal de Turmalina foi instalada pelo doutor Alfredo Barbosa Vieira de Souza, Juiz de Direito da Comarca de Itamarandiba, em substituição ao doutor Pedro Anízio Maia, juiz da Comarca de Minas Novas, que se negou a instalá-la. Anuladas as eleições de 06 de março, foram declaradas legais as eleições dos vereadores e impugnado pleito para os cargos executivos.
Compuseram a primeira Câmara os seguintes vereadores:
* Izidro Rodrigues Viana, presidente.
* Major (da Guarda Nacional) Francisco Pinheiro de Miranda França, vice-presidente
* Agostinho Alves de Mendonça Filho, secretário
* Vicente Ariel Machado
* Sebastião Alves Sobrinho
* Pedro Fernandes de Oliveira
* Felipe Rocha de Macedo
* Joaquim Ferreira Santiago
* Vicente Alves Guimarães
* Sebastião Gonçalves Maciel
* João Ambrósio de Souza
A primeira da sede da Câmara foi a Casa Paroquial de Turmalina, cedida pelo padre Guilherme Westerlaken, depois transferida para o prédio da Prefeitura (antiga residência do cel. João de Castro). No meado da década de 1990, após o processo de independência liderado pelos vereadores Edenilson Sebastião Alves Machado (Dedê) e José do Socorro Godinho Lima, a Câmara teve sua sede estabelecida no antigo prédio do Mercado Municipal, construído em 1937 e desativado no inicio dos anos de 1980. Em dezembro de 2004 passou a ocupar o atual prédio na esquina da praça da matriz. O plenário da Câmara foi denominado Dr. Afonso de Ligório Santiago, em homenagem a esse ilustre ex-vereador.
Por sua história e atuação política e social, a Câmara Municipal de Turmalina afirma-se como a voz ressoante da população e dos anseios mais caros de Turmalina.